quinta-feira, 14 de maio de 2009

SISTEMAS OPERACIONAIS ONLINE

13/05/2009 - 21h42

Sistemas operacionais online: um lugar para chamar de seu na rede

JOÃO BRUNELLI | Para o UOL Tecnologia
Já pensou em ter um "computador" na internet? Os desktops online permitem não só armazenar seus arquivos, mas também ter os programas que mais usa, poder personalizar tudo, não ocupar memória no computador que estiver usando e poder acessar tudo de qualquer lugar.

Além da comodidade, os sistemas operacionais online são uma boa saída para quem não tem um computador em casa. Segundo o Comitê Gestor da Internet, as lan houses e telecentros são responsáveis por mais da metade dos acessos à rede no Brasil. Deste modo, é fácil resolver o problema de não usar sempre o mesmo computador.

A mesma regra vale para aqueles que usam a internet o dia todo do computador do trabalho, e à noite gostariam de acessar seus dados do conforto de sua casa.

Os sistemas operacionais online são uma espécie de computador virtual que pode ser criado gratuitamente e ser acessado de qualquer máquina conectada à internet pelo seu navegador - seja ele o Internet Explorer, Firefox ou Safari.

Mas vale lembrar que a maioria apenas realiza tarefas pouco complexas, como navegar na rede, ler e enviar e-mails, editar documentos e salvar arquivos.

Como funciona

Criados ainda na metade dos anos 90, os sistemas operacionais online - na realidade, o termo correto é "desktop online" - são programas que rodam a partir do navegador de internet e que executam programas longe da máquina "hospedeira", que serve apenas para fazer a ponte entre o usuário e o grande servidor onde todos os comandos são processados. Complicado? Nem tanto.

Imagine que o mouse, teclado e monitor de seu computador estejam ligados à uma grande CPU que está milhares e quilômetros de distância. É lá que todos os comandos do usuário são recebidos, processados e executados, sem que a máquina que esteja do seu lado participe efetivamente de qualquer tarefa - para ela, o usuário apenas está acessando uma página da web. Dentro dessa página, há um novo desktop, com todos os programas, arquivos e configurações do usuário, que estão seguros contra ataques de vírus, formatações acidentais e outros acidentes de percurso.

Devidamente apresentado ao conceito, agora conheça os desktops online que você pode usar.
Fonte: UOL TECNOLOGIA


quarta-feira, 13 de maio de 2009

CUIDADO SMARTPHONES "GENÉRICOS"

janeiro 14, 2009

Os riscos dos smartphones "genéricos"

Em meio às marcas consagradas de celulares, despontam modelos com nomes obscuros que não figuram em estatísticas: os chamados MP6, MP7, MP8, MP9 e por aí vai. São os chamados "genéricos", presentes em camelôs, pequenos importadores e várias lojas virtuais.

Para atrair a atenção dos consumidores, apostam no visual copiado de modelos famosos, um canivete suíço de recursos (entre eles, suportar 2 chips e sinal de TV) e preços muito atraentes.


A Apple pode não ter lançado o iPhone nano, mas a Foston lançou... hehehe...

Não me sinto apta a julgar esses produtos, já que nunca testei nenhum modelo. Porém decidi escrever esse post por causa das dezenas de emails que caem semanalmente no meu inbox, de gente perguntando sobre esses aparelhos. Basicamente o que recebo são queixas da qualidade e da falta de assistência e garantia quando começam a apresentar problemas. Na maioria das vezes, os problemas surgem já nos primeiros meses de uso.

Mas não é só o prejuízo financeiro - travestido de uma aparente economia - que deve preocupar quem adquiriu ou pensa em adquirir esses aparelhos.

Há um outro porém (muito mais perigoso) que quase ninguém comenta: eles não são testados por entidades regulamentadoras (como a FCC, nos EUA, ou a Anatel, no Brasil) e por isso mesmo ninguém sabe o nível de radiação que esses aparelhos emitem. As grandes fabricantes têm um cuidado especial nesse quesito, pois fazem testes à exaustão e documentam todos os resultados. No caso dos MP-qualquer-coisa, o fabricante não tem essa preocupação. Ou pelo menos, nada está claro para o consumidor.

Não sou expert no assunto e nem há um estudo definitivo ligando celulares a câncer, mas há uma preocupação geral da sociedade com a proliferação de antenas e redes sem fio em centros urbanos. No caso dos smartphones genéricos, a proliferação desses aparelhos não-regulamentados também não seria preocupante? Deixo a dúvida no ar
Fonte: Garota Digital

VULNERABILIDADE EM SAITES

Quarta-feira, 13 de maio de 2009 às 11h31

Vulnerabilidade em sites de empresas de antivírus

Até mesmo os responsáveis pela segurança dos computadores dos usuários podem sofrer com a vulnerabilidade de sistemas. O site The Register relatou que sites de seis empresas fabricantes de antivírus possuem falhas de segurança.

As companhias apontadas foram Symantec, Kaspersky, Eset, AVG, F-Secure e Trend Micro. Algumas já elaboram correções.

De acordo com o site, os problemas das páginas permitem ataques XSS, método utilizado para ações de fraude online, também conhecidas como “phishing”. Dessa forma, crackers conseguem encontrar brechas na página e inserem janelas com códigos maliciosos hospedados em outro endereço. Assim, o usuário pode se confundir e acreditar que está em um site seguro.

A Symantec se pronunciou afirmando que a falha foi corrigida em abril, quando a empresa ficou sabendo do problema. Já a AVG garante que não há vulnerabilidade alguma em seus sites.

A Trend Micro diz que a falha é pertencente a uma área terceirizada e já estava sendo corrigida. A Eset comunicou que já solucionou o sistema e varredura mais minuciosa está sendo feita em busca de outros possíveis erros.

Fonte: Olhar Digital

terça-feira, 5 de maio de 2009

Parceiros

STF e CNJ firmam parceria com o Google


O STF será a primeira Suprema Corte a disponibilizar conteúdo no YouTube. Durante audiência na tarde desta segunda-feira, 4/5, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, recebeu o diretor-geral do Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, e o diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da empresa no Brasil, Ivo da Motta Azevedo Corrêa. Eles firmaram parceria para utilização de ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo Google com o objetivo de melhorar a comunicação do STF e do CNJ com a sociedade.

Uma das propostas é a criação de um canal do YouTube para o STF e para o CNJ a fim de que as pessoas possam acessar as informações veiculadas pela TV Justiça sobre as atividades que essas instituições têm desenvolvido. A intenção é que o internauta acesse, por exemplo, vídeos dos julgamentos pela Internet em qualquer hora e lugar.

Com a cooperação tecnológica também se pretende viabilizar projetos do CNJ e criar ferramentas para a melhoria da comunicação institucional das duas Casas, com a busca de informações a processos e integração de juízes e advogados em todo o país.

"Atualmente, a Justiça brasileira conta com cerca de 15 mil magistrados que, por meio desse projeto, poderão trocar experiências e nivelar o conhecimento", disse Ivo Corrêa, ressaltando que a programação da TV Justiça poderá ser acompanhada a qualquer momento, com possibilidade de download, o que resultará na "desobstrução de toda a banda do Supremo que tem sido bastante utilizada porque a TV Justiça é muito acessada, tem uma grande demanda".

Um grupo foi formado para discutir as prioridades e implementar o projeto em curto prazo. A operação será da TV Justiça, cabendo ao Google disponibilizar a plataforma.


Fonte: Migalhas-05/05/2009

LINUX VENCE CRISE

Linux avança com a crise


O uso do sistema operacional aberto pela primeira vez ultrapassou a marca de 1% nas máquinas conectadas à rede e chegou a 1,02%, logo atrás do Mac OSX, que tem 9,73% e à frente do iPhone, com 0,55%. Há um ano, esse índice era de modestos 0,63%.

Se você está se perguntando quem são estes usuários, vamos aos dados: 69,4% destas pessoas trabalham em pequenas empresas com até 100 funcionários, deste público 43% das pessoas são profissionais de TI ou desenvolvedores de programas, 64.1% já implantaram com sucesso tecnologias livres e o Gnu/Linux em seus escritórios.

Pesquisa da Net Applications

De acordo com a Net Applications, a crise econômica teve seu maior impacto nas Américas, nos serviços financeiros e governo. Mais de 62% dos entrevistados disseram que seus orçamentos sofreram cortes ou que estão apenas investindo no que é necessário. O "boom" de usuários do Linux vem acontecendo por conta deles estarem mais funcionais, fáceis de usar e serem pré-instalados em máquinas de fabricantes como a Dell.

Acesse os dados da W3 Counter

Os dados da W3 Counter são ainda mais animadores. Lá, o Linux bateu 2,16% de audicência, contra 1,88% registrados em abril de 2008. As diferenças nos números ocorrem por conta de diferentes metodologias na medição dos dados.
Fonte: UAI-EM-05/05/2009